domingo, 3 de maio de 2015

1 em cada 4 crianças usa internet no celular; negociar é melhor que proibir

Aos 10 anos, Maria Fernanda já queria um celular, mas o pai disse não - até ela completar 12 anos.
"Uso para entrar no meu Face, no meu Whats, assisto vídeos", conta a garota. "Ando com ele o dia todo. Às vezes a minha mãe pergunta, quer ver as coisas que eu estou conversando."
Assim como a Maria Fernanda, 26,4% das crianças de 10 a 14 anos - ou 1 em cada 4 - têm acesso à internet por meio de celulares (o que não exclui a possibilidade de que também utilizem PCs ou tablets), segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, feito no fim de 2013, é o primeiro do órgão que investiga como as pessoas se conectam à rede.
O índice de conexão por celular entre as crianças de 10 a 14 é superior ao de muitas faixas etárias e maior do que a média nacional, de 22,7%, ou 1 em cada 5 pessoas. O mesmo acontece com o acesso via tablets: enquanto, em média, 6,2% da população brasileira com mais de 10 anos utiliza o dispositivo para se conectar, entre os 10 e os 14 anos o índice sobe para 7,83%. Entre as crianças que usam a internet, o acesso via celular chega a 40%.
O cenário coloca um desafio maior para os pais, avalia Juliana Cunha, psicóloga da SaferNet, organização não-governamental que promove segurança na rede. Afinal, é mais fácil esconder o que se faz na internet quando a conexão é feita por meio de um celular próprio - algo que 49,9% das crianças de 10 a 14 possuía em 2013, segundo o IBGE -,  do que por um computador em casa ou na escola.
"Antes tinha a dica de colocar o PC num cômodo social da casa, como a sala [para que se pudesse monitorar o uso]", diz Juliana. "[Agora, com o celular], podem acessar em qualquer lugar."
Leia também:
Segundo Pollyana Mustaro, professora de tecnologia educacional do Mackenzie, não é adequado que as crianças acessem canais de vídeos, como Youtube, sozinhas. "Algumas pesquisas indicam que, às vezes, se está a quatro passos de acessar um conteúdo pornográfico."

link: http://delas.ig.com.br/filhos/2015-05-03/1-em-cada-4-criancas-usa-internet-no-celular-negociar-e-melhor-que-proibir.html
Antonio Rony
Antonio Rony

Editor e desenvolvedor do Blog Buritizinho.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário