terça-feira, 16 de abril de 2019

Os Caretas mantem a tradição e invadem as ruas de Buritizinho

Com a chegada da Semana Santa, começa também uma das mais importantes tradições de Buritizinho, a festa dos Caretas uma tradição que vem aos poucos se perdendo durante o passar do tempo na cultura local. Os Caretas é uma das mais antigas e importantes manifestações folclórica da região.


O costume de cobrir o rosto com máscaras neste período deriva da prática dos agricultores de celebrar o inicio da colheita, no caso de Buritizinho tem-se a colheita do Milho e do feijão. 


A tradicional festa dos Caretas começa na Quarta-Feira da semana Santa, onde uma turma de jovens, adultos ou crianças, fantasiadas com máscaras de plásticos ou feitas manualmente com papelão, chocalhos de vaca e Reis (Chicote de Couro) se reúnem e começam a andar pelas ruas  de Buritizinho e Sítios Vizinhos pedindo esmolas para o "Pai Véio" (O judas), um boneco de pano, parecido com um espantalho. 


Após 3 dias colhendo esmolas para o "Pai Véio" (O judas), na ultima noite, em uma sexta feira da paixão ou em um sábado de aleluia, a turma dos caretas se reúnem e fazem "O Sitio", que consiste em um circulo feito com palhas de coco e no centro deste é colocado um pau e nele é amarrado o boneco do Judas. A brincadeira consiste em rouba o Judas, onde uma pessoas ou varias, começam a pegar as esmolas que estão dentro do sitio do Judas e saem levando varias chicotadas por duplas de  Caretas. Todo o dinheiro arrecadado pelos Caretas é escondido dentro do judas e no final alguém rouba o Judas, na ocasião toda a equipe dos caretas participa dando chicotadas em quem esta roubando o Judas. Essa é uma prática que relata a trajetória de Judas iscariotes junto à cultura popular. 

                 

Para alguns participantes do evento, a brincadeira é muito divertida e relembra a trajetória de cristo rumo ao calvário onde os carrascos espancavam Jesus. Além do mais esta tradição reforça os laços de amizades e favorece principalmente o processo de socialização entre a população de Buritizinho, mas sejamos sinceros com o passar do tempo "A tradicional festa dos Caretas" esta perdendo sua essência, pois hoje muitos iniciam a brincadeira com o simples intuito de arrecadar bebidas e dinheiro para se fazer uma festa entre a turma, faz anos que não se roubam mais o Judas em Buritizinho, portanto compartilhem esta tradição com seus filhos, sobrinhos e netos, não deixem a cultura de nossa comunidade morrer.

Geymerson Alencar
Geymerson Alencar

Editor e desenvolvedor do Blog Buritizinho.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário