sexta-feira, 24 de junho de 2016

São João, 2016.

Origem da fogueira

De origem européia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (24 de junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João européias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal.

Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

Fonte: http://culturapopular2.blogspot.com.br/2010/03/sao-joao.html


O São João, uma data tradicionalmente feita pelo pais, em especial no nordeste, é tempo de fogueira, período de ficar com a familia e amigos na calçada de casa em frente a ela, a bela chama que faz na noite limpa e fria, o calor do acolhimento das pessoas com suas familias e amigos, o radicional "São João", onde a quadrilha dança e as familias diverten-se ao se reunirem, soltar bomba, traque, chuvinha, cebolinha, quem sabe.

Feliz São João!
Antonio Rony
Antonio Rony

Editor e desenvolvedor do Blog Buritizinho.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário